Bem vindo!

SPJAM 2017. Hackathon

Ticket Disponível Até Valor
  Antecipadas 18/09/2017 R$ 55,00
  Normais 23/10/2017 R$ 66,00
  Pré-Evento 29/10/2017 R$ 77,00
A SPJam é uma hackathon de desenvolvimento de jogos digitais e analógicos, que consiste numa maratona de 48h ininterruptas onde os participantes estarão reunidos em grupos e terão como objetivo criar protótipos funcionais de jogos digitais ou analógicos (de tabuleiro).

Maratonas de desenvolvimento de jogos são um tipo de evento comum no cenário gamedev no Brasil e no mundo (para citar exemplos, existe também a Global Game Jam, a Lundum Dare, Hackaton, CampJam...), pois reúne os desenvolvedores num mesmo lugar, onde eles podem trocar experiências e realizar networking. Outro fator importante é que ao se comprometer a tentar concluir um protótipo em 48h, cercado por outras pessoas da mesma área, o desenvolvedor ganha dicas, perde suas travas e preciosismos que podem atrapalhar o processo de trabalho, ganha experiência prática de como se faz jogos e constrói o próprio portifólio. Tudo isso num tempo curto de um fim de semana.

O Objetivo da SPJam é reunir um grande número de “gamedevs” num mesmo espaço (sem a oportunidade de trabalho remoto), servindo de ponto de encontro e “celeiro” para muitos interessados em trabalhar com jogos, mas que às vezes não conseguem espaço para conhecer o mercado.
- Como funciona esse negócio de SPJam ?
A SPJam é um evento que tem como o objetivo juntar muitas pessoas com interesses mútuos.
Os participantes, tem um período de 48 horas para criar um jogo em cima de um tema proposto na abertura do evento.

- Como posso confiar em vocês?
A SPJam está na sua quinta edição, as duas primeiras foram executadas na UNESP campus barrafunda, as outras duas na PUC campus marques de paranaguá.
Esperamos esse ano 300 participantes

- Posso levar algo pronto, usar uma engine?
Pode, claro! Inclusive nós incentivamos os participantes a testarem ferramentas novas, sair da área de conforto, experimentar.

- Pô mas eu não gosto de video-game, ou não quero programar, gosto do lance físico, se é que você me entende
Mas você é muito bem vindo! O SPJam tem como foco incentivar todas as formas de jogo, inclusive a de jogos Board Games( tabuleiro / cartas ).

- Mas como eu vou dormir, e onde tomar banho?
O prédio da PUC é equipado com chuveiros para dar aquela relaxada depois de uma madrugada de trabalho duro, e existem salas reservadas para descanso. Você tem é claro, que levar seu material de higiene pessoal um colchão inflável ou colchonete, é uma boa ideia levar um cobertor, costuma fazer frio na época do evento.

- Mas e comida e bebida?
Recomendamos uma boa alimentação, durante o evento a cantina da PUC estará funcionando nos horários de almoço e janta. Durante a madrugada há pizzarias, esfiharias e lanchonetes que fazem delivery.

- Posso chegar atrasado, ou no segundo,ou terceiro dia?
Pode sim, embora vá fazer com que você perca tempo vital de relacionamento e desenvolvimento, e ninguem quer isso né?! mas é importante salientar que existem horários de saída e entrada na PUC por razões de segurança.

- Mas eu não tenho equipe eu posso participar?
Mais um motivo para participar, o evento te coloca em contato com muitas pessoas, existem casos de empresas que se formaram dentro do evento! Basta chegar e tentar se encaixar, tá dificil? peça ajuda para um organizador

- Mas eu não quero ficar fixo em um equipe! pode isso?
A SPJam é uma experiência de aprimoramento e diversão, não casamento! Temos um nome para isso, floaters, são pessoas que "flutuam" entre as equipes deixando seu trabalho estampado em vários títulos!

- Mas eu não trabalho com jogo, nunca fiz um jogo, tenho problemas de auto afirmação! como faz?
Faz a inscrição, e venha fazer um jogo, quem sabe trabalhar com jogos e no final vc vai ter um protótipo para mostrar pra galerinha, viu?!

- Mas eu ganho o que?
A SPJam não é um evento competitivo, e sim cooperativo, de interação e de troca de experiências, técnicas e informações. Portanto a organização não promove qualquer tipo de competição, por outro lado os patrocinadores podem sim organizar, julgar competições.

- Mas porque é pago? nunca vi jam ser paga! Vocês vão ficar ricos!
A SPJam é exclusivamente presencial, é uma das primeiras jams voltada para games, e sempre teve o objetivo de ser pessoal, a verdade é que fechar um espaço para esse tipo de evento tem custos, basicamente. Existe muito trabalho nos bastidores, muita burocracia para ser acertada. Além de investimento em infra-estrutura de elétrica, pois os prédios geralmente não estão adequados para uma jam do tamanho da SPJam

- Sou estudante, profissional da área, arquiteto, físico nuclear ou outros, posso participar?
Sim Todos são bem vindos, somente nos informe no seu cadastro médico se você é radioativo.
1. Inscrições
1.1 As inscrições são abertas a todos os interessados, com 18 anos ou mais, que se inscreverem até as data prevista.
1.1.2 A organização se reserva o direito de encerrar prematuramente as inscrições caso atinja o número limite de participantes.
1.2 Para confirmar a participação, os membros da equipe deverão comparecer no momento do credenciamento, antes do início do evento, portando RG e CPF.
1.3 No ato do credenciamento, poderão ser alteradas algumas informações. São elas:
1.3.1 Modalidade: A modalidade de participação (Jogos Analógicos ou Jogos Digitais) poderá ser modificada no momento do credenciamento.

2. Direitos e Responsabilidades
2.1. Da Organização do Evento
2.1.1 Executar a gamejam com segurança e conforto aos participantes;
2.1.2 Executar a montagem e desmontagem do espaço onde será realizada a gamejam;
2.1.3 A Equipe Organizadora do evento não se compromete a oferecer nenhum serviço que não esteja previsto no regulamento.

2.2. Do Participante
2.2.1 Durante a etapa do gamejam do SPJam, se portar de modo apropriado, respeitando os outros participantes. Não serão toleradas atitudes violentas ou discriminatórias entre as equipes, bem como o consumo de bebidas alcoólicas e outras drogas. A Equipe Organizadora do evento se reserva ao direito de ter a última palavra na resolução de eventuais problemas.
2.2.2 Zelar pelo seu próprio equipamento. A Equipe Organizadora do SPJam não se responsabiliza pelos materiais e equipamentos trazidos pelos participantes.
2.2.3 Zelar pelo equipamento e material presente no espaço em que o SPJam estará ocorrendo. O participante se compromete a ressarcir a instituição que está sediando o evento no caso de prejuízos materiais que tenha causado à instituição.
2.2.4 Cada equipe detém os direitos autorais dos jogos produzidos durante o evento, não sendo permitida à organização do SPJam obter lucro através da venda, licenciamento e produção dos jogos sem a prévia autorização dos seus criadores.
2.2.5 Conceder à organização do SPJam e seus parceiros o direito de uso de imagem dos trabalhos para fins de divulgação, bem como autorizá-la a reproduzir total ou parcialmente o material enviado (imagens, textos e vídeos) para utilização na divulgação do evento.

3. Os jogos produzidos
3.1 Os participantes podem utilizar quaisquer tecnologias ou materiais a fim de produzir os jogos, exceto aquelas que ofereçam risco à vida, à saúde e à integridade moral dos demais participantes.
3.2. Serão considerados jogos completos aqueles que atenderem os requisitos definidos pelo item “3.4 Definições de um Jogo Completo”.
3.3 O participante possui total responsabilidade acerca:
3.3.1 Das ferramentas utilizadas para o desenvolvimento de seu jogo, assim como artes, ilustrações, músicas, áudio, referências, licenças de software, etc.
3.3.2 Do conteúdo e quaisquer implicações que isso possa acarretar, tais como: ofensa ou discriminação (de raça, credo, gênero, etc.), apologia ao crime, conteúdo sexual explícito, etc.

3.4 Definições de um Jogo Completo
3.4.1. Apresentar situações de interatividade efetiva.
3.4.2. Possuir regras, tutorial, manual de instruções e critérios de jogabilidade claros e lógicos, que permitam seu uso sem a presença dos membros da equipe.
3.4.3. Apresentar fim intrínseco ao próprio projeto, alcançado pelos jogadores após jogá-lo.
3.4.4. Creditar devidamente todos os participantes e demais autores de partes ou do projeto em sua totalidade, a fim de corresponder às vigentes leis de direitos autorais.
3.4.5. Mostrar nos créditos dos jogos os logotipos do evento e demais parceiros. Os logotipos serão passados aos participantes no dia do evento pela organização do SPJam.
3.4.6 Em caso de jogos digitais, comando que permita o reinício do jogo pelo jogador a qualquer momento e sem a necessidade do encerramento do programa para atingir esse objetivo.
3.4.7 No caso de jogos digitais, comando específico que permita o encerramento do programa.
3.4.8 No caso de jogos analógicos, o jogo devera conter uma caixa para guardar os elementos do jogo.

4. Disposições Gerais
4.1 A inscrição implica na aceitação deste Regulamento;
4.2 Casos omissos serão resolvidos pela Equipe Organizadora.
Dúvidas? [email protected]
PUC-SP - Campus Marquês de Paranaguá

Rua Marquês de Paranaguá, 111, Consolação, São Paulo, SP

27/10/2017 ~ 29/10/2017
16:00 ~ 18:00
R$55,00 ~ R$77,00
200